O escritor e jornalista Ronaldo Bressane irá analisar obras referenciais da literatura erótica, de modo a permitir que os alunos compreendam as diferentes possibilidades criativas. Nas quatro aulas, serão trabalhados diferentes exercícios de escrita, tais como conto, miniconto e crônica, cujas leituras serão compartilhadas entre a turma.
Aula 1. Integração dos alunos; exposição da metodologia; apresentação panorâmica de autores que trabalham o erótico na literatura;
conceituação do erotismo como tensão narrativa.
Proposta 1. Visibilidade e Velocidade. Escrita de cenas, microcontos ou minicontos.
Aula 2. Leitura dos textos escritos a partir da Proposta 1.
Proposta 2. Primeira pessoa. Escrita de crônica, memória ou autoficção.
Aula 3. Leitura dos textos escritos a partir da Proposta 2.
Proposta 3. O alto vs. o baixo: o humor como gatilho do erotismo. Escrita de conto.
Aula 4. Leitura dos textos escritos a partir da Proposta 3 e dos que não puderam ser lidos nas aulas anteriores.
Ronaldo Bressane nasceu em São Paulo. É escritor, jornalista e professor. Edita a Morel, revista de literatura, jornalismo, HQ e artes visuais. Formado em comunicação pela FAAP, mestre em literatura na Unifesp, é doutorando em teoria literária na USP. Escreveu o romance Escalpo (Reformatório), o romance gráfico V.I.S.H.N.U. (Quadrinhos na Cia.), o infanto-juvenil Sandiliche (Cosac Naify), o volume de poesia Metafísica Prática (Oito e Meio), a coletânea de contos Céu de Lúcifer (Azougue), além de organizar a antologia de ficções breves Essa História Está Diferente (Companhia das Letras). Site: www.ronaldobressane.com.
Fale conosco