O curso de Mediações de Leitura oferece diferentes perspectivas e metodologias para atividades educativas e culturais envolvendo livro e leitura. É composto por três módulos que se complementam, permitindo que professores, bibliotecários, contadores de histórias e demais agentes culturais aumentem o seu repertório de atividades. Os módulos serão ministrados por três profissionais reconhecidos na área:
Mediações de Leitura I: Palavra, Escuta e Ação, com Gelson Bini
O primeiro módulo da formação apresenta a leitura em movimento cênico, considerando o uso adequado do espaço como estratégia para cada ação. O mediador de leitura e contador de histórias Gelson Bini convida e sugere práticas de mediação de leitura para diferentes públicos, espaços e contextos.
Período: 22 e 29/09 e 06/10
Mediações de Leitura II: diversidade e negritudes dentro e fora da escola, com Sonia Rosa
A experiente escritora Sônia Rosa irá trabalhar a
formação de educadores, mediadores e demais interessados na perspectiva do
letramento racial nos processos de leitura, com ênfase na conscientização da
lei federal 10.639/2003, que obriga o ensino de história e cultura
afro-brasileira na Educação Básica. Serão apresentadas obras literárias e
metodologias de trabalho para projetos em sala de aula e outras atividades
culturais.
Período: 13, 20 e 27/10
Mediações de Leitura III: práticas sensoriais, performance e o livro-brincante, com Eliza Morenno
O terceiro módulo propõe a formação de mediadores a partir da experimentação com livros brincantes — obras que transformam a relação com o objeto-livro e ampliam as possibilidades de interação. Conduzida por Eliza Morenno, o curso convida professores, estudantes, artistas e mediadores a mergulharem no universo literário por meio de práticas sensoriais, lúdicas e performativas.
Período: 03, 10 e 17/11
Cada Módulo também pode ser adquirido individualmente.
Gelson Bini é mediador de leitura e contador de histórias. Idealizador do projeto Guia de Leitura. Atua como mediador de leitura há quase duas décadas percorrendo escolas públicas e festivais literários em várias regiões do país. Em 2020/2021, o Guia de Leitura foi reconhecido com o selo “O BRASIL QUE LÊ”, concedido pela Cátedra Unesco/Itaú Cultural, destacando sua relevância no cenário nacional de promoção da leitura.
Sonia Rosa é carioca, escritora, Mestre em Relações Étnicos Raciais pelo Cefet/RJ, pedagoga, professora e contadora de histórias. Sua obra literária é repleta de personagens negros. É consultora do letramento racial em escolas pelo Brasil afora. Tem 30 anos de carreira de escritora e mais de sessenta títulos publicados. Criou o conceito de Literatura Negro afetiva. Participa de feiras literárias, e eventos pelo Brasil, Paixão de ler, LER, FLIP,FLUPP e FLIST (Rio de Janeiro), FLIP (Paraty), Feira de Porto Alegre e de Picada Café (RS), Projeto de Leitura Capinzal e alguns SESC.
Eliza Morenno é escritora, atriz, arte-educadora e especialista em literatura infanto-juvenil pela UFRJ. Criadora do projeto de mediação de leitura Bibliomala (Prêmio Arte escola 2020 e Viva o talento 2023) desenvolve projetos relacionados a mediação e difusão literária há 17 anos. Possui quatro livros publicados. É co-fundadora da Verso Livre Cultura.
Fale conosco